Espaço solicitado pelo deputado estadual Gilson de Souza contou com a participação do reverendo Jonas Lindner na abertura da sessão plenária
Atendendo solicitação do deputado estadual Gilson de Souza (PSC), a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) abriu espaço, nesta segunda-feira (29), durante o chamado “Grande Expediente”, para uma exposição especial sobre os “501 anos da Reforma Protestante”. Gilson convidou o vice-presidente do Distrito Paraná Leste da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), Reverendo Jonas Lindner, para falar sobre a importância da reforma para os cristãos e também para a sociedade.
Líder da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família, o deputado Gilson é autor da lei estadual Nº 18.954/17, que instituiu no Paraná o “Dia da Reforma Protestante”. “Comemoramos os 501 anos da reforma que não foi apenas um benefício para a Igreja, mas de avanços políticos e sociais”, destacou o parlamentar.
Em seu pronunciamento, o reverendo Lindner lembrou que o movimento reformista cristão foi liderado por Martinho Lutero, em 1517, como uma forma de protesto ao que eram considerados à época abusos do Clero e da Doutrina Católica. “Ela impactou todo o Ocidente nestes 501 anos. Aconteceu no seio da igreja, que voltou a conhecer a Palavra de Deus, o Evangelho, mas os impactos também se deram no campo social e político, como a compreensão de que o trabalho não é um fardo, mas algo que dignifica o homem”, explicou.
Lindner afirmou ainda que o trabalho de Martinho Lutero foi fundamental para a educação do povo, pela insistência de que ao lado de cada igreja existisse uma escola, para que os filhos dos fiéis, tanto os meninos quanto as meninas, conhecessem as escrituras da Bíblia Sagrada. “Lutero, com a tradução da Bíblia, também é responsável pela gramática alemã, até então em formação. A música, a arte e tantos outros legados são fruto da Reforma Protestante que desfrutamos hoje”, frisou.
O presidente do Distrito Leste da IELB, Pr. Jacson Muller, que acompanhou o reverendo Jonas no Plenário, destacou que uma das conquistas da reforma foi a separação da Igreja do Estado. “No século XVI estes conceitos estavam confusos. Lutero fez esta distinção e procurou lembrar que o papel da igreja é anunciar a Palavra transformadora, porém cobrando o Estado em suas funções, como é o caso da educação”, explicou.
Convite – Ao final da apresentação, o reverendo Lindner convidou os presentes a participarem de um evento que acontecerá nesta quarta-feira, dia 31 de outubro, às 20 horas, no Teatro Positivo em Curitiba, com entrada gratuita. O encontro é alusivo aos 501 anos da Reforma Protestante em conjunto com a lembrança dos 70 anos da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB).
Com informações da Agência de Notícias da Alep/ Trajano Budola