Deputado Gilson de Souza, 2º secretário do Poder Legislativo estadual, participou da solenidade que contou com a participação do governador Carlos Massa Ratinho Junior
A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) realizou nesta segunda-feira (03) a abertura dos trabalhos em plenário. Em funcionamento com o expediente administrativo desde o último dia 20 de janeiro, o primeiro dia útil do mês de fevereiro é a data oficial, estabelecida pelo regimento da Casa, para a instalação das sessões plenárias do Poder Legislativo e para apresentação da mensagem do governo estadual com um balanço de ações do ano anterior e também com o plano de governo para 2020. O deputado estadual Gilson de Souza, 2ª secretário da Alep, esteve participando dessa solenidade que contou com a participação do governador Carlos Massa Ratinho Junior.
“Recebemos o nosso governador Ratinho Junior, na Alep, que fez um importante balanço das ações do Executivo durante 2019, primeiro ano de gestão. Foi um ano bem difícil, com grandes dificuldades em nosso país, com muito estados convivendo com problemas de orçamento, mas, felizmente, no Paraná, a história foi outra. Registramos investimentos, crescimento e, principalmente, o Estado conseguiu honrar todos os seus compromissos”, avaliou positivamente o deputado Gilson.
Entre os destaques do balanço do governador Ratinho tivemos a reforma administrativa aprovada pela Alep, que reduziu o número de secretárias de 28 para 15 pastas, e os programas Paraná Trifásico e Descomplica Rural, voltados a área da agricultura. No setor de infraestrutura e logística tivemos a ampliação da malha ferroviária, a modernização do Porto de Paranaguá, a construção da segunda ponte entre o Brasil e o Paraguai, e a ampliação da aviação regional pelo estado com o programa “Voe Paraná”.
Também tivemos destaque na área de educação através dos projetos “Escola Segura” e “Ganhando o Mundo” (intercâmbio para estudantes da rede pública). Ratinho também falou sobre a determinação do governo em promover ações de descentralização na área da saúde, com mais investimentos no atendimento regionalizado, iniciativa que visa levar serviços médicos mais perto da população. Na área social, das ações destacadas foram o investimento de mais de R$ 1,2 bilhão para obras nos municípios, e programas habitacionais como o condomínio para idosos e de desfavelamento.
Ao finalizar seu discurso, o governador fez sua projeção de trabalho para o Paraná. “Tratamos com cuidado e respeito o dinheiro dos paranaenses. Fechamos as contas públicas de 2019 com todos os compromissos em dia. E esta apresentação demostra de forma clara que queremos transformar o Paraná em um estado mais inovador, mais acessível ao cidadão e mais ágil. Queremos um estado mais integrado regionalmente e que propõe transformações nas suas cadeias produtivas”, disse Ratinho Junior.
Futuro Melhor – A expectativa de um futuro melhor para o Paraná, com inovação, moderno e acessível é compartilhada pelo deputado Gilson. “De minha parte, estarei sempre apoiando bons projetos, apoiando aquilo que é bom para o povo paranaense. Sigo com trabalho na Alep com muito respeito, ética e responsabilidade, buscando sempre servir com eficiência e zelo as demandas da população, ouvindo os segmentos representativos da sociedade e das lideranças municipais, focado em fazer o melhor pela família paranaense”, finalizou.
Presenças – Além dos deputados estaduais e do governador Ratinho Junior, também participaram da solenidade os secretários Guto Silva (Casa Civil) e Beto Preto (Saúde); o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná, Ivonei Sfoggia; o presidente do Tribunal de Contas do Paraná, Nestor Baptista; o desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, Celso Jair Mainardi; o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Sabino Picolo; o defensor público-geral do Paraná, Eduardo Abraão; e o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira.
Com informações do Portal da Alep e da Agência Estadual de Notícias