Governo do Estado está investindo R$ 9,1 milhões no programa “Robótica Paraná”. Mais de 2,5 mil kits de robótica serão entregues nas próximas semanas para 257 colégios da rede estadual do Paraná.

O governo estadual lançou nesta segunda-feira (30), em Curitiba, o programa “Robótica Paraná”. Com investimento da ordem de R$ 9,1 milhões, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) informa que 257 colégios da rede estadual serão contemplados com entrega de 2,5 mil kits de robótica nas próximas semanas. De acordo com a Seed, a estimativa é que nesta primeira fase do projeto 10 mil alunos sejam beneficiados.

Ainda, segundo a Seed, os kits são compostos por notebooks e um conjunto de peças com 448 componentes eletrônicos, que inclui motores, sensores, atuadores e microprocessadores arduinos, por exemplo. O conteúdo engloba programação de robótica básica, automação, conceitos de IoT (internet das coisas) e domótica – área relativa à integração de mecanismos tecnológicos em uma residência.

Atendendo solicitação do deputado estadual Gilson de Souza, 2º secretário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), a Seed estará encaminhando kits para as seguintes escolas e colégios: Julia Cavassim e João Ribeiro de Camargo, em Colombo; Julia Wanderlei e Cataratas, em Cascavel; Hércilia F. Nascimento e André Guimarães Sobral, em Mangueirinha; Polivalente e Ribeiro de Campos, em Goioerê; José de Anchieta e Leonardo da Vinci, em Dois Vizinhos; Amyntas de Barros e Mathias Jacomel, em Pinhais; Ver. Dionei Charello, em Morretes; Rui Barbosa, em Mamborê; e Elias Abraão, em Quatro Barras.

Para facilitar o processo de aprendizagem, os alunos contarão com materiais didáticos como videoaulas e cartilhas digitais, com instruções gráficas detalhadas que elucidam o passo a passo de cada proposta de atividade. Alguns exemplos são braço robótico, irrigador automático e projeto semáforo. “Realmente, trata-se de um programa muito importante e que vem ao encontro da demanda sobre tecnologia e inovação que a nossa juventude tem se deparado. Precisamos prepará-los e capacitá-los para os desafios do futuro”, destacou o deputado Gilson.

Para o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o programa é uma imensa janela que se abre aos estudantes do Paraná. “Com as aulas de robótica, vamos preparar e aproximar os nossos jovens do futuro, deixá-los prontos para um futuro que terá a inovação como base. Muitas das profissões do futuro ainda nem existem, por isso aqui no Paraná, um dos berços da tecnologia no País, apostamos nessa educação moderna e atualizada”, frisou.

O objetivo da execução de um programa como esse, de acordo com secretário de Estado da Educação, Renato Feder, é proporcionar cada vez mais uma educação de melhor qualidade aos alunos paranaenses. “Caminhamos, com iniciativas como essa, para uma educação de primeiro mundo no Paraná. A experiência que o nosso aluno terá aqui é a mesma de um estudante da Coreia do Sul, Japão ou Finlândia. Isso já é uma realidade, está acontecendo. Começamos com 10 mil alunos neste momento, mas a intenção é ampliar esse quantitativo muito rapidamente”, destacou.

Aulas – O conteúdo de robótica será dividido em três módulos de 42 aulas, um para cada série do Ensino Médio. No primeiro, será trabalhada a robótica introdutória, além de conceitos e componentes eletrônicos. No segundo, os estudantes aprenderão sobre placas e programação mais elaboradas. O foco do terceiro será a robótica aplicada a projetos, incluindo a identificação de problemas de automação e automatização e a proposição de soluções para esses problemas.

Treinamento – Os professores passarão por treinamento com técnicos dos Núcleos Regionais da Educação (NREs) para compreender como aplicar o material didático, que foi elaborado pela equipe interna do DTI da Seed. “Para criar o material, levamos em consideração a evolução do aluno na aprendizagem da eletrônica e da plataforma arduino”, disse Marcelo Gasparin, coordenador do Setor de Tecnologias Educacionais da Seed, que integrou a equipe que elaborou o material didático das aulas de robótica.

Gasparin reforçou a importância da aplicação prática do conteúdo aprendido. “Cada aula é dividida em três momentos: a contextualização, quando vemos como o tema é aplicado no mundo real; depois, a parte de montagem, programação e testes; e, no fim da aula, um momento de feedback, compartilhamento e organização do material”, destacou.

Com informações da AEN