Deputado é o 2º secretário da Assembleia Legislativa do Paraná e membro da Frente Parlamentar de Encerramento dos Contratos de Pedágio
Sob a alegação de que já cumpriu o acordo de leniência com o Ministério Público Federal (MPF), a concessionária Ecocataratas informou que a partir desta sexta-feira, dia 18, vai aumentar em 30% o valor das tarifas em suas praças de pedágio.
“Essa notícia, somada aos escândalos de corrupção, superfaturamento e o descumprimento contratual quanto à execução de obras, demonstra o total desrespeito das empresas concessionárias para com a população paranaense”, afirmou o deputado estadual Gilson de Souza, 2º secretário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e membro da Frente Parlamentar de Encerramento dos Contratos de Pedágio.
“É por isso que estamos trabalhando na Alep, por meio da Frente Parlamentar, para cobrar essas empresas para que as obras previstas sejam executadas e entregues até o fim do próximo ano, quando será encerrado o contrato”, destacou Gilson.
O fato é que a população e os setores produtivos do estado não concordam mais com um modelo de pedágio que cobra muito e entrega pouco para a sociedade. Por isso, há uma grande expectativa de mudança e que seja estabelecido um novo modelo de pedágio, com valor de tarifa mais baixo.
“Na Alep, tenho também esse posicionamento e sobre os atuais contratos e continuamos “brigando” por mudanças. Não podemos permitir a repetição desse modelo, que tem prejudicado o desenvolvimento do estado, o direito de ir e vir das pessoas e, principalmente, ceifado vidas em decorrência de acidentes que poderiam ter sido evitados se muitas obras previstas em contrato não tivessem ficado pelo caminho”, afirmou Gilson.
E para novas concessões, o entendimento da maioria dos parlamentares é para que seja implementado um modelo justo, que primeiramente realize as obras necessárias, para somente depois acontecer a cobrança do pedágio. “Assim como milhares de cidadãos paranaenses, estamos cansados de pagar essas tarifas abusivas”, finalizou o deputado Gilson.