Sanepar divulgou que o Paraná está passando pela pior estiagem dos últimos 20 anos. Medidas de isolamento social e de proteção à saúde contribuem para o aumento do consumo residencial
Além das questões envolvendo o coronavírus é preciso também atenção de todos nós quanto à situação de estiagem que estamos passando no Paraná. De acordo com a Sanepar, trata-se da pior estiagem dos últimos 20 anos. Com as medidas de isolamento social e de proteção à saúde, naturalmente o consumo residencial de água aumentou. “Por isso, precisamos fazer a nossa parte, evitando o desperdício, pois os sistemas de abastecimento estão no limite em função da falta de chuvas nos últimos meses. Portanto, não podemos desperdiçar esse bem tão precioso que é a água, fonte de vida e que nos auxilia na proteção preventiva do contágio da Covid-19”, explica o deputado estadual Gilson de Souza.
DICAS DE CONSUMO | Neste período, atividades como lavar carros e calçadas devem ser evitadas. Confira outras dicas são:
– Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.
– A água do último enxágue do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.
– A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.
– Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.
– Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.
– Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto. Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.
Foto: Gilson Abreu/AEN