Coordenador da Frente Parlamentar em Apoio às Comunidades Terapêuticas, Cuidados e Prevenção às Drogas da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), parlamentar foi designado pela Casa para fazer parte deste colegiado do Executivo

O deputado estadual Gilson de Souza (PL) participou, nesta segunda-feira (24), da primeira reunião ordinária do Conselho Diretor do Fundo Estadual de Política Sobre Drogas (FESD). Membro titular do colegiado, ele acompanhou a posse dos novos integrantes para o biênio 2025/2026 e os debates sobre a aplicação dos recursos ao longo do período. O encontro foi realizado de forma online.

Além da posse dos conselheiros, a reunião formalizou a nomeação das três instituições selecionadas por meio do Edital de Chamamento Público nº 002/2025-FESD, reforçando o compromisso do Estado em ampliar parcerias estratégicas para implementar ações eficazes no combate ao uso e abuso de drogas.

De acordo com o presidente do FESD, Dr. Renato Figueiroa, a posse marca um novo ciclo de trabalho em prol da sociedade. “Estamos comprometidos em fortalecer as políticas públicas sobre drogas no Paraná, garantindo que os recursos do FESD sejam aplicados de forma estratégica para ampliar o alcance das ações e beneficiar a população”, afirmou.

Coordenador da Frente Parlamentar em Apoio às Comunidades Terapêuticas, Cuidados e Prevenção às Drogas da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o deputado Gilson parabenizou os novos membros do conselho. “A política sobre drogas é uma pauta essencial. Parabenizo os novos integrantes e todos que já fazem parte deste colegiado pela coragem e disposição em somar esforços conosco nesta luta”, destacou.

Desafios e diretrizes – Durante a reunião, foram apresentados os principais desafios e diretrizes para a gestão do fundo, além de debates sobre estratégias para a aplicação dos recursos ao longo do biênio. O Conselho Diretor tem a responsabilidade de deliberar sobre a destinação desses investimentos, garantindo transparência, eficiência e impacto positivo nas políticas públicas sobre drogas no Paraná.

Composição do Conselho – O Conselho Diretor do FESD é composto por representantes das seguintes instituições:

Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP);
Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SEJU);
Secretaria de Estado da Saúde (SESA);
Secretaria de Estado da Educação (SEED);
Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB/PR);
Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas (CONESD);
Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE);
Federação de Comunidades Terapêuticas Associadas do Brasil (COMPACTA);
Associação Maringá Apoiando a Recuperação de Vidas (MAREV);
Associação Missão Vida Nova (SOS Vida);
Frente Parlamentar de Combate às Drogas da Alep.

Com informações do Centro Estadual de Política Sobre Drogas (CEPSD).