Nesta terça-feira (15), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou dois projetos de lei de autoria do deputado estadual Gilson de Souza (PL) que concedem o Título de Utilidade Pública a instituições com relevante atuação social no estado.

O primeiro é o Projeto de Lei nº 51/2025, que reconhece como de utilidade pública a Associação Projeto de Futebol Formação de Atletas RCS, com sede no município de Colombo. A entidade atua na promoção da prática esportiva, especialmente o futebol, oferecendo oportunidade a jovens atletas que não têm condições de custear os treinos. Além disso, realiza torneios, campeonatos e eventos sociais com o objetivo de fortalecer os vínculos comunitários e manter a sustentabilidade de suas atividades.

O segundo é o Projeto de Lei nº 722/2024, que concede o mesmo reconhecimento à Casa de Recuperação Amor a Vida, localizada em Campina Grande do Sul. A instituição é voltada ao acolhimento e à reinserção social de pessoas em situação de vulnerabilidade, promovendo ações de cidadania, formação política, atividades culturais e fortalecimento dos direitos socioassistenciais.

Para o deputado Gilson de Souza, as duas entidades “desempenham um papel fundamental em suas comunidades, com seriedade e compromisso social, e merecem o reconhecimento legal que permitirá o fortalecimento e ampliação de seus projetos”.