O deputado estadual Gilson de Souza destinou kits educacionais para Colombo, Pinhais e Quatro Barras. Solenidade também contou com a participação dos vereadores Pr. Carlinhos Izidoro (Colombo) e Aparecido Sanches (Pinhais).

Aconteceu nesta segunda-feira (18), em Colombo, no Colégio Estadual Altair da Silva Leme, a solenidade organizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seed) para entrega de 117 kits educacionais de robótica. Responsável em atender as demandas de instituições de ensino localizadas em Colombo, Pinhais e Quatro Barras, o deputado estadual Gilson de Souza esteve participando desse evento junto com o secretário de Educação, Renato Feder e o secretário chefe da Casa Civil, Guto Silva.

De acordo com a Seed, ao todo 13 colégios estaduais de oito municípios vinculados ao Núcleo Regional de Educação (NRE) da Área Metropolitana Norte foram contemplados. Também foram atendidos colégios dos municípios de Almirante Tamandaré, Campina Grande do Sul, Campo Magro, Piraquara e Tunas do Paraná.

Secretário de Educação, Renato Feder, deputado Gilson de Souza e o secretário chefe da Casa Civil, Guto Silva

Com investimento total da ordem de R$ 9,1 milhões, o Programa Robótica Paraná tem foco no desenvolvimento de projetos tecnológicos em aulas de robótica oferecidas para estudantes do Ensino Médio. “Estes kits demonstram o compromisso que o Paraná tem com a inovação, como bem tem destacado o nosso governador Ratinho Junior. Queremos também proporcionar aos estudantes condições para que possam se preparar para as novas profissões, ligadas com a tecnologia”, frisou o deputado Gilson de Souza, 2º secretário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Em seu pronunciamento, o secretário Renato Feder destacou a visão do Governo do Estado em proporcionar uma melhor qualidade de ensino. “Sempre existiu muita diferença entre a escola pública e a escola privada. Queremos fazer o que parecia impossível: tornar a escola pública tão boa e até melhor que a particular. Queremos dar aos alunos, a melhor educação”, disse.

O chefe da Casa Civil, Guto Silva, também ressaltou a necessidade de proporcionar oportunidades iguais a todos os estudantes, a partir da tecnologia. “As profissões do futuro envolvem a linguagem das máquinas, programação, robótica, tecnologia. Quem está hoje na escola pública vai ingressar em boas oportunidades de trabalho lá na frente”, afirmou.

Vereador de Colombo, Pr. Carlinhos, deputado Gilson e vereador de Pinhais, Pr. Aparecido

O vereador colombense, Pr. Carlinhos Izidoro agradeceu ao deputado Gilson pela destinação dos kits para os colégios Julia Cavassim e João Ribeiro de Camargo. “Esses kits de robótica vão proporcionar uma nova dinâmica ao aprendizado, mexendo com a criatividade dos alunos. Eu estive, inclusive, nessas escolas, falando com os diretores e eles estão extremamente felizes, pois nunca tiveram esse tipo de material. Realmente, é uma grande conquista para as nossas escolas”, disse.

Vereador Pr. Carlinhos, diretor Rafael Manuel de Paula Gonçalves de Assis (Colégio João Ribeiro de Camargo, de Colombo) e o deputado Gilson

Para o vereador Aparecido Sanches, do município de Pinhais, os kits são recursos pedagógicos diferenciados. “Vejo como algo de grande importância para a comunidade escolar e muito aguardado pelas diretoras, desde quando levantamos essa demanda e encaminhamos ao deputado Gilson. Nossa parceria de trabalho segue rendendo frutos em prol da população pinhaense, em especial dos alunos dos colégios Amyntas de Barros e Mathias Jacomel”, frisou.

Vereador Pr. Aparecido, diretora Maria Aparecida de Lima (Colégio Estadual Amyntas de Barros, de Pinhais) e o deputado Gilson
Diretora do Colégio Elias Abrahão (Quatro Barras) Gretchen Saenz com o deputado Gilson e o diretor auxiliar Will Coutinho Hamon

Robótica Paraná – O programa Robótica Paraná foi lançado no final de agosto e oferece aos alunos do Ensino Médio da rede estadual conteúdos de automação, conceitos de IoT (internet das coisas) e domótica – área relativa à integração de mecanismos tecnológicos em uma residência. Os kits são compostos por notebooks e um conjunto de peças com 448 componentes eletrônicos, incluindo motores, sensores, atuadores e microprocessadores arduinos, por exemplo.

Para facilitar o processo de aprendizagem, os alunos contarão com materiais didáticos como videoaulas e cartilhas digitais, com instruções gráficas detalhadas que elucidam o passo a passo de cada proposta de atividade. Alguns exemplos são braço robótico, irrigador automático e projeto semáforo. Todos os materiais estão disponíveis no site do Robótica Paraná.

Prefeito de Colombo, Helder Lazarotto, vereador de Colombo Pr. Carlinhos, vereador de Pinhais Pr. Aparecido, deputado Gilson e o vice-prefeito de Colombo, Prof. Alcione

Também estiveram na solenidade o prefeito e vice-prefeito de Colombo, respectivamente Helder Lazarotto e Professor Alcione; a chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, Silvana Avelar; o chefe do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Norte, Claus Andrade Marchiori; o diretor-presidente do Fundepar, Marcelo Pimentel Bueno; membros da Diretoria de Tecnologia e Inovação da Seed-PR, além de diretores, professores e estudantes das escolas contempladas.

Com informações da AEN