Audiência foi solicitada pelo deputado estadual Gilson de Souza
Atendendo pedido do deputado estadual Gilson de Souza (PSC), 2º secretário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), a Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social (Seds) recebeu, nesta terça-feira (09), as representantes do Instituto Construindo Um Lugar Seguro (ICLS), Regina Rempel e Wanda Hudson. Essa audiência foi solicitada para apresentação dos projetos sociais que são desenvolvidos pela instituição voltados ao atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência. Representando o deputado Gilson, a reunião contou com a participação da assessora parlamentar Raquel Cavalheiro.
Recebidas pelo coordenador de Planejamento de Programas e Projetos da Seds, Tadeu Atila Mendes e pelos servidores Alexandra Carla Schidt e Ronald Marcio de Lima, Regina e Wanda falaram sobre a experiência do instituto quanto ao enfrentamento ao abuso infantil e violência doméstica. “Somos uma organização da Sociedade Civil que tem como missão atender de forma continuada, permanente e planejada a defesa e a garantia de direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social”, explicou Regina.
Atualmente, o ICLS desenvolve os projetos “José”, “Indentidade.com” e “Ser Criança”, todos voltados para crianças e adolescentes. O primeiro trata sobre como prevenir a violência, abuso e exploração sexual. O segundo trabalha a prevenção ao uso de drogas e suicídio. Já o terceiro projeto trata sobre o trabalho infantil. Adotando uma metodologia diferenciada, o instituto utiliza dinâmicas, vivências e jogos educativos como forma de promover o enfretamento diante desses graves problemas sociais.
Na avaliação do coordenador da Seds, os projetos desenvolvidos pelo ICLS são muito interessantes e vem ao encontro das iniciativas que governo estadual deseja implementar no Paraná. Mendes orientou que instituto encaminhe mais informações sobre os projetos, detalhando conteúdos programáticos, carga horária e custos. Uma nova reunião, entre representantes do instituto e da Seds, deverá ser agendada para que os projetos sejam também apresentados para uma equipe multidisciplinar da secretaria.