Audiência foi solicitada pelo deputado estadual Gilson de Souza

Instituto Construindo Um Lugar Seguro apresenta projetos para Secretaria da Família

Atendendo pedido do deputado estadual Gilson de Souza (PSC), 2º secretário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), a Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social (Seds) recebeu, nesta terça-feira (09), as representantes do Instituto Construindo Um Lugar Seguro (ICLS), Regina Rempel e Wanda Hudson. Essa audiência foi solicitada para apresentação dos projetos sociais que são desenvolvidos pela instituição voltados ao atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência. Representando o deputado Gilson, a reunião contou com a participação da assessora parlamentar Raquel Cavalheiro.

Recebidas pelo coordenador de Planejamento de Programas e Projetos da Seds, Tadeu Atila Mendes e pelos servidores Alexandra Carla Schidt e Ronald Marcio de Lima, Regina e Wanda falaram sobre a experiência do instituto quanto ao enfrentamento ao abuso infantil e violência doméstica. “Somos uma organização da Sociedade Civil que tem como missão atender de forma continuada, permanente e planejada a defesa e a garantia de direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social”, explicou Regina.

Atualmente, o ICLS desenvolve os projetos “José”, “Indentidade.com” e “Ser Criança”, todos voltados para crianças e adolescentes. O primeiro trata sobre como prevenir a violência, abuso e exploração sexual. O segundo trabalha a prevenção ao uso de drogas e suicídio. Já o terceiro projeto trata sobre o trabalho infantil. Adotando uma metodologia diferenciada, o instituto utiliza dinâmicas, vivências e jogos educativos como forma de promover o enfretamento diante desses graves problemas sociais.

Na avaliação do coordenador da Seds, os projetos desenvolvidos pelo ICLS são muito interessantes e vem ao encontro das iniciativas que governo estadual deseja implementar no Paraná. Mendes orientou que instituto encaminhe mais informações sobre os projetos, detalhando conteúdos programáticos, carga horária e custos. Uma nova reunião, entre representantes do instituto e da Seds, deverá ser agendada para que os projetos sejam também apresentados para uma equipe multidisciplinar da secretaria.