Estado e União assinaram parceria para início deste projeto que capacita atendimento de menores com direitos violados. Conselhos tutelares também vão ganhar 30 novos veículos.

A vinda da ministra da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves ao Paraná, nesta semana, também foi marcada pela assinatura de um protocolo de intenções para a implementação de um programa de formação continuada para 500 agentes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGD). Chamado de programa Criança Protegida, essa iniciativa pretende melhorar o atendimento e a proteção da criança e do adolescente que tiveram seus direitos violados.

O programa é voltado a servidores, colaboradores, educadores sociais e outros profissionais que integram o sistema. “Como foi importante e produtiva essa passagem da ministra Damares em nosso estado. Esse é mais um projeto relevante que foi anunciado, que tem o nosso apoio, pela bandeira, pela proposta de capacitar devidamente os agentes que, por ventura, tiverem que prestar atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência”, frisou o deputado Gilson de Souza.

A expectativa é iniciar os trabalhos dentro de poucas semanas através de um diagnóstico do SGD do Estado. Na sequência, o ministério realiza a formação dos atores do sistema e encaminha um relatório de recomendações baseado na realidade local. “Esse programa vem para capacitar os agentes de Estado e os agentes municipais que estão na ponta cuidando e lidando com as crianças. É um passo importante para o ministério junto ao Paraná”, explicou a ministra Damares.

Além do Paraná, os únicos estados atendidos pelo programa são Amazonas e Santa Catarina. “Este é um dia muito importante para o Paraná, principalmente na questão da preparação das pessoas que possam dar o suporte necessário ao atendimento de crianças e adolescentes em vulnerabilidade. Esperamos que esse plano seja colocado em prática com a devida urgência e que a gente possa ajudar cada vez mais as crianças do Paraná contra os maus tratos”, afirmou o vice-governador Darci Piana.

Investimento para os conselhos tutelares – A ministra Damares Alves também confirmou que o governo federal está investindo R$ 2,2 milhões no trabalho dos tutelares. São 30 veículos destinados ao Paraná. “Estamos equipando os conselhos tutelares e dando a eles capacidade, condições de atender melhor e mais rápido as crianças vítimas de violência”, lembrou.

De acordo com o ministério, os municípios contemplados são Ampére, Andirá, Califórnia, Campo Bonito, Carambeí, Cerro Azul, Chopinzinho, Contenda, Fênix, Francisco Beltrão, Ibema, Iretama, Jardim Alegre, Lobato, Mandaguari, Maringá, Matelândia, Mauá da Serra, Medianeira, Nova Santa Bárbara, Ouro Verde do Oeste, Pinhão, Presidente Castelo Branco, Rio Branco do Sul, Salto do Lontra, Santa Amélia, Santa Tereza do Oeste, Santa Terezinha de Itaipu, São Jorge D’Oeste e São Miguel do Iguaçu.

Com informação da AEN e do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.