Deputado Gilson de Souza tratou sobre esses temas com o vereador Pr. Everson Clei Tibúrcio e com o empresário Erikson Eudes Machado, da Forte Sul Agronegócios
A agenda de trabalho do deputado estadual Gilson de Souza registrou na última sexta-feira (21) um encontro com lideranças da região Centro-Oeste. De passagem na região para a entrega de recursos ao município de Goioerê, o parlamentar esteve reunido com o vereador de Mamborê, Pr. Everson Clei Tibúrcio e também com o empresário Erikson Eudes Machado, da Forte Sul Agronegócios. O encontro aconteceu em Campo Mourão.
Além de conversa sobre a importância da agricultura para a economia paranaense, Gilson e as lideranças também trataram sobre o problema da estiagem prolongada, que tem piorado as condições das lavouras de soja e também de outras culturas. “Infelizmente, a estiagem registrada em nosso estado tem prejudicado a produção agrícola. Essa é uma situação que tem gerado preocupação por parte dos produtores e também do Poder Público. Estamos a disposição para atuar junto ao Estado, à Secretaria de Agricultura, em busca de apoio”, frisou o deputado Gilson.
O vereador Pr. Everson destacou a situação dos agricultores de Mamborê. “Nós estamos sofrendo muito, o Paraná, na verdade, está sofrendo muito com a falta de chuva. Mas, em nossa cidade de Mamborê, graças a Deus, tivemos algumas chuvas, ainda uma queda em torno de 30% a menos, mas vai dar para superar, embora tenhamos alguns lugares que a perda foi total. Nós lamentamos muito, pois nossa região é uma região totalmente agrícola e nós pedimos que Deus ilumine os agricultores, que Deus dê força a eles, para que possam superar esse momento tão difícil”, disse.
O empresário Erikson Eudes Machado comentou sobre a participação dele em um evento organizado pela Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec), em Cascavel. A pauta dessa reunião também envolveu as perdas na agricultura causadas pela estiagem. “A agricultura tá sofrendo. No estado, hoje, estão falando em torno de 40%, de 50% de perdas e em Cascavel não foi diferente. É uma região que se destaca em nível de estado, sendo dentre elas a primeira em faturamento bruto na questão do setor agrícola. Então realmente nós ouvimos reclamações de uma forma geral”, contou.
Erikson chamou a atenção para a situação crítica dos produtores de soja paranaenses em função da estiagem. “Tem alguns produtores que infelizmente não conseguiram colher mais do que 20 sacas por alqueire. Então, realmente, está bem complicado, uma região que produz bastante, uma região com terras férteis, como é a nossa região aqui de Campo Mourão, a região de Cascavel e Toledo, estão realmente sofrendo muito por conta do clima”, explicou.
De acordo com Erikson o evento realizado pela Fundetec teve a participação do secretário Estadual de Agricultura do estado, Norberto Ortigara. “São perdas significativas, como disse bem o secretário lá em Cascavel. Em 35, quase 40 anos como produtor lá naquela região, ele nunca viu uma estiagem como essa”, relembrou.
Demandas de Mamborê – O deputado Gilson de Souza também aproveitou a reunião com o vereador Pr. Everson Clei para tratar sobre demandas da população de Mamborê. Gilson e o vereador conversaram sobre a liberação de emendas. Segundo secretário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o parlamentar solicitou ao Governo do Estado a liberação de recursos para a aquisição de uma retroescavadeira. Em breve, o deputado Gilson estará na cidade para fazer a entrega desse maquinário.