Iniciativa é da Frente Parlamentar em Apoio às Comunidades Terapêuticas, Cuidados e Prevenção às Drogas, coordenada pelo deputado Gilson de Souza

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou, nesta quarta-feira (16), em primeira discussão, o projeto de lei nº 771/2023, que institui o “Dia das Comunidades Terapêuticas” no calendário oficial do estado. A iniciativa é da Frente Parlamentar em Apoio às Comunidades Terapêuticas, Cuidados e Prevenção às Drogas, coordenada pelo deputado Gilson de Souza, e visa homenagear o importante trabalho realizado por essas instituições no apoio a pessoas que buscam superar o vício em drogas.

Durante a votação, o deputado Gilson de Souza destacou a relevância social das atividades desenvolvidas pelas comunidades terapêuticas. “Essas instituições têm realizado um trabalho com muita dedicação, atenção e carinho, mostrando que o amor e a fé podem salvar vidas, quebrar barreiras, como a dependência química, e despertar novos sonhos. Parabéns a todas as comunidades terapêuticas”, ressaltou o parlamentar.

O presidente da COMPACTA (Comunidades Terapêuticas Associadas do Brasil), Thiago Massolin, enviou uma mensagem de agradecimento à Frente Parlamentar da Alep. “Queremos agradecer aos deputados que compõem a Frente Parlamentar de Apoio às Comunidades Terapêuticas pela aprovação desta lei que institui o Dia das Comunidades Terapêuticas. Esse é um passo significativo para o reconhecimento oficial dessas instituições, que atuam no Paraná há mais de 48 anos na recuperação de dependentes químicos e no apoio a seus familiares”, afirmou.

A proposta aprovada também recebeu o apoio dos deputados Tercílio Turini, Gilberto Ribeiro, Delegado Jacovós, Cantora Mara Lima e Soldado Adriano José, que integram a Frente Parlamentar e têm trabalhado para fortalecer o papel das comunidades terapêuticas no estado.

Rede de atendimento – Além disso, tramita na Alep o projeto de lei nº 376/2024, que prevê a criação de uma rede de atendimento contra o uso de drogas no Paraná, contando com a participação das comunidades terapêuticas. A proposta, de autoria do Poder Executivo, já recebeu o apoio da Frente Parlamentar. O governo estadual estima um investimento de R$ 30 milhões no programa até 2026.

“Esse projeto, assinado pelo governador Ratinho Junior, representa mais um passo importante no apoio à recuperação de homens e mulheres cujas vidas foram afetadas pelas drogas. Entendo que essa iniciativa é de grande relevância e conta com meu total apoio. Através da Frente Parlamentar, estamos mobilizando a Alep para aprová-lo, unindo forças com o Poder Executivo nessa importante luta pela vida e pela reintegração dessas pessoas às suas famílias e à sociedade”, concluiu o deputado Gilson.

Com informações da Agência de Notícias da Alep/ Ana Luzia Mikos