O deputado estadual Gilson de Souza (PSC), 2º Secretário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), encaminhou uma solicitação à Secretaria de Estado da Educação (Seed) para que seja realizado um estudo quanto à ampliação do número de aulas de educação física nas escolas públicas do Paraná. Defensor da participação da população e de setores da sociedade civil organizada nas ações do mandato parlamentar, Gilson tem recebido algumas sugestões que visam contribuir com soluções para atender demandas da população. Esse pedido encaminhado à Seed é fruto de uma sugestão enviada pelo professor Jerry Pilati, morador do município de Francisco Beltrão.
Atualmente, a grade escolar no Paraná prevê a realização de duas aulas semanais. A sugestão do professor Jerry é de que o estado amplie esse número para três aulas semanais. “Entre os avanços, com essa mudança, entendo que vamos observar uma redução da evasão escolar e uma maior motivação de aprendizado. Teremos também ganhos quanto à saúde, socialização e ao fortalecimento do trabalho em equipe. E como resultado de tudo isso vamos colher avanços na promoção do desenvolvimento integral dos nossos alunos” avalia o professor.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em seu artigo 26, já determina que a disciplina de educação física tenha caráter obrigatório nas escolas. “Não tenho dúvida que a prática esportiva é fundamental para a saúde e bem-estar do ser humano. Ela também ensina valores fundamentais, como a autoconfiança, a inclusão social, o trabalho em equipe e o respeito pelas outras pessoas”, defende o parlamentar.