Parceiro da instituição, parlamentar confirmou a liberação de emenda para compra de equipamentos hospitalares.

O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) inaugurou nesta quinta-feira (24) a sua nova Unidade de Queimados. Reconhecido no Paraná pelo atendimento de referência nessa área, a ala foi totalmente revitalizada, ganhando um centro cirúrgico completo e 23 leitos exclusivos, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Convidado pelo diretor-geral do HUEM, Dr. Rogério Donato Kampa, o deputado estadual Gilson de Souza participou desta solenidade que também contou com a presença do governador em exercício Darci Piana.

De acordo com Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), o HUEM presta 95% de seus atendimentos pelo SUS. O Evangélico Mackenzie é um dos dois centros habilitados para tratamento de queimados do Paraná. “É uma revitalização importante, que amplia a capacidade e também a qualidade do atendimento prestado pelo Hospital Evangélico, que já é considerado uma instituição hospitalar de referência nessa área e presta assistência médica a população de Curitiba e também do interior”, destacou o deputado Gilson.

O governador Darci Piana também ressaltou a preocupação do Estado sobre a importância em avançar na área de atendimento de queimados. “No caso específico de queimados aqui do Hospital Evangélico, o Estado aplicou recursos para a melhoria dos valores destinados aos leitos, que estavam defasados em função de o governo federal não ter atualizado a tabela. Estamos muito felizes com essas melhorias que o Mackenzie está fazendo para atender Curitiba e todo o Paraná”, disse.

O diretor-geral da Sesa, Nestor Werner, reforçou a importância da atuação do hospital no tratamento de pacientes de todas as regiões do Paraná. “O HUEM é, em Curitiba, o maior prestador de atendimentos pelo SUS e que tem todas as linhas de cuidado dentro do seu atendimento. Diante disso, não há como o Estado não ter participação na estruturação dessa rede já que ele é peça fundamental aqui na Capital, e também referência para outros municípios, principalmente na área de queimados”, enfatizou.

EMENDA LIBERADA – O deputado Gilson confirmou a liberação de recursos ao HUEM, da ordem de R$ 218 mil, fruto de uma emenda apresentada junto ao Governo do Estado. O hospital já assinou o convênio com o Estado e está realizando os orçamentos necessários para aquisição de um aparelho de ultrassom. “Estou muito feliz em poder ajudar a população curitibana, e também do interior, nessa área tão demandada que é a saúde. Os meus parabéns aos funcionários pela dedicação e a toda a diretoria do hospital, na pessoa do Dr. Rogério Kampa, pelas mudanças implementadas e pela excelente administração”, finalizou.

PRESENÇAS – Também estiveram presentes na solenidade o prefeito de Curitiba, Rafael Greca; os deputados estaduais Hussein Bakri e Maria Victoria; a secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak; o presidente da Cohab, José Lupion; o diretor de Gestão da secretaria estadual da Saúde, Vinícius Filipak; o presidente do Conselho de Curadores do Instituto Presbiteriano Mackenzie, reverendo Juarez Marcondes Filho; o diretor de Saúde do Instituto Presbiteriano Mackenzie, Luiz Roberto Martins Rocha; do ICS, Tiago Waterkemper, e o diretor administrativo, Elcio Casagrande; e os vereadores Pier Petruzziello, Sidnei Toaldo, Leonidas Dias, Serginho do Posto e Marcelo Fachinello.

Com informações da Agência Estadual de Notícias