Parlamentar conversou com o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, sobre as demandas da população diante dos quase mil casos confirmados da doença no município

 

O deputado estadual Gilson de Souza (PSC), 2º secretário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), solicitou ao secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, um apoio especial para o enfretamento da epidemia de dengue que tem assolado o município de Barbosa Ferraz, localizado na região de Campo Mourão. O parlamentar esteve em contato com o secretário municipal de Relações Públicas, Pr. Jairo Sadraki Cardoso, que informou sobre o grande número de casos de moradores infectados com vírus da dengue na cidade e também sobre as dificuldades de atendimento. O município tem quase mil casos confirmados da doença.

“Recebi esta demanda da área da saúde da população de Barbosa Ferraz, através do secretário Pr. Jairo Sadraki, relatando o grande número de pessoas com dengue. Conversei com o secretário de Saúde, Beto Preto e solicitei uma atenção especial do Estado para ajudar o município nesta luta a fim de garantir um melhor atendimento às pessoas infectadas pelo vírus”, explicou o parlamentar.

Combate – Em visita ao município no último sábado (22), o secretário Beto Preto anunciou a realização de um reforço emergencial para os trabalhos de combate à dengue em Barbosa Ferraz. Entre as ações confirmadas, o Estado vai ampliar o trabalho de campo, com a participação de equipes de outras regionais, focado na eliminação dos criadouros do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue.

A ideia é promover um “arrastão técnico” em conjunto com agentes comunitários e agentes de endemias do município e do estado. A Sanepar também vai participar dessa força-tarefa promovendo a limpeza das galerias pluviais, retirando possíveis entulhos e materiais orgânicos acumulados, situações que acabam sendo um ambiente propício para a proliferação do mosquito.

Repasse de recursos – A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) também confirmou que o governo estadual vai liberar recursos da ordem de R$ 5 milhões aos municípios em epidemia de dengue e que Barbosa Ferraz está entre os municípios atendidos. Os recursos servirão para auxiliar na compra de insumos clínicos e para o custeio da estrutura de atendimento hospitalar e ambulatorial. “Temos conjugados esforços no auxílio aos municípios, porque o momento exige efetividade neste combate”, disse Beto Preto.

Orientações – A Sesa também sinalizou ao município que vai realizar ações de orientação de manejo clínico a fim de garantir o reforço na capacitação dos profissionais envolvidos no atendimento prestado à população.

Com informações da Agência Estadual de Notícias (AEN).