O Governo do Paraná entregou nesta terça-feira (31) uma remessa de 77.300 equipamentos de informática. Com investimento da ordem de R$ 200 milhões, são computadores, notebooks e kits de robótica que serão distribuídos pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) às escolas. O deputado estadual Gilson de Souza participou dessa solenidade junto com o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

De acordo com a Seed, esse importante investimento vai beneficiar cerca de 1 milhão de estudantes e 100 mil profissionais da educação no ano letivo de 2023. “Os meus parabéns ao governador Ratinho Junior e a todas as secretarias e servidores envolvidos neste grande projeto para levar mais tecnologia para nossos alunos da rede pública”, destacou o deputado Gilson.

A entrega aconteceu em um galpão localizado em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Segundo a Seed, os equipamentos serão transportados para toda a rede estadual, com prazo de conclusão de todas as instalações até maio.

O governador Ratinho Junior também destacou que uso de tecnologias é parte importante do processo de modernização que o Estado está promovendo na educação pública do Paraná. “Através da tecnologia, aliada a outros temas, como a educação financeira, permitimos que os nossos alunos e alunas se preparem melhor para o mercado de trabalho e, com isso, tenham mais oportunidades de crescimento pessoal e profissional”, afirmou.

Equipamentos – O maior volume é composto por computadores. São 40.680 equipamentos que poderão ser utilizados para a realização de diversas atividades educativas, em especial através do uso de plataformas digitais oferecidas pela Seed. Entre elas, estão o Redação Paraná, o Inglês Paraná e o Matific – plataforma de ensino de matemática a partir da lógica dos jogos eletrônicos e que permite o monitoramento do progresso dos alunos.

Robótica – Os 18.320 notebooks que fazem parte do pacote entregue serão utilizados prioritariamente nas aulas de robótica, que passaram por uma ampliação expressiva em relação a 2022. Junto com eles, serão distribuídos a mesma quantidade (18.300) de kits de robótica, que são compostos por um conjunto de peças com 448 componentes eletrônicos, incluindo motores, sensores, atuadores e microprocessadores arduinos, uma plataforma que trabalha com protótipos eletrônicos de fácil manejo, ideal para o aprendizado.

Investimentos – No Paraná, os investimentos em equipamentos aumentaram expressivamente nos últimos anos. Entre 2019 e 2022 foram adquiridos e distribuídos 35,7 mil notebooks, e neste começo de ano foram mais 59 mil notebooks/computadores. Nos quatro anos anteriores a 2019 foram entregues apenas 22 mil.

Com informações da AEN.