O governador Carlos Massa Ratinho Junior confirmou na última semana que pretende aumentar o número de escolas cívico-militares no Paraná. De acordo com chefe do Poder Executivo, a ideia é transformar outras 127 instituições estaduais para esse modelo de ensino. Mais uma vez, a decisão do governador Ratinho recebeu apoio do deputado estadual Gilson de Souza.
“Decisão acertadíssima! O meu apoio e os meus parabéns ao nosso governador Ratinho Junior pelo entendimento de ampliar o número de escolas cívico-militares em nosso estado. Recebi a informação que poderemos ter mais instituições funcionando neste modelo”, celebrou o parlamentar.
Defensor desse modelo de ensino e gestão escolar, Gilson destacou as transformações que o modelo cívico-militar proporciona na comunidade escolar. “Já visitei várias escolas que adotaram o sistema e o resultado positivo é visível. Alunos, pais, diretores e a grande maioria dos professores testemunham um ambiente escolar melhor para o aprendizado e mais organizado para todos. Esse é o caminho para uma educação pública cada vez melhor”, finalizou Gilson.
Consulta Pública – A Secretaria de Estado da Educação (SEED-PR) lançou o edital referente à consulta pública que determinará a adesão de escolas estaduais de ensino regular ao modelo cívico-militar, para o ano letivo de 2024. São 127 escolas, listadas no edital (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio), para decidir sobre a adesão, abrangendo aproximadamente 80 mil alunos da rede estadual. Do total, 27 estão localizadas em Curitiba e as demais distribuídas em diversas outras cidades do Estado.
Prevista para os dias 28 e 29 de novembro, a consulta pública será realizada nas próprias escolas listadas, contando com a participação de professores, funcionários e pais de alunos matriculados na instituição. Estudantes maiores de 16 anos – conforme estabelecido em edital – também participam do pleito e, para votar, é necessário levar documento pessoal com foto.
Com informações da Agência Estadual de Notícias