Membro da Mesa Executiva, deputado Gilson de Souza destaca o criação do órgão e as ações realizadas no período

Foto realizada no lançamento da Procuradoria da Especial da Mulher da Alep, em 2019.

A Procuradoria Especial da Mulher na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) celebra neste mês de julho dois anos de trabalho. Estabelecida pela Mesa Executiva da Casa, o órgão tem atuado no aprimoramento de políticas públicas para garantir o pleno cumprimento do direito das mulheres no estado. Segundo secretário da Alep, o deputado estadual Gilson de Souza assinou a criação da procuradoria no âmbito do Poder Legislativo.

Para a criação e realização dos trabalhos, a procuradora, deputada estadual Cristina Silvestri (CDN), ressalta o apoio fundamental do presidente Ademar Traiano (PSB), do primeiro secretário Luiz Claudio Romanelli (PSB), do segundo secretário Gilson de Souza (PSC). “Através da Procuradoria, temos provado a posição incisiva do Poder Legislativo nas pautas femininas, com propostas e projetos pertinentes, ao mesmo tempo que trabalhamos também de forma mediadora junto aos demais Poderes, cobrando e aprimorando políticas já existentes”, detalha a parlamentar.

Para o deputado Traiano, a criação da Procuradoria da Mulher foi um ato importante realizado pelo Poder Legislativo na defesa do pleno direito das mulheres. “A instalação da Procuradoria da Mulher na Assembleia foi um feito histórico desse Poder, principalmente num momento em que o mundo clama por atos e atitudes das instituições parlamentares do Brasil e de segmentos da sociedade na defesa intransigente dos direitos das mulheres”, destacou.

O deputado Romanelli também destacou como importante a criação da Procuradoria da Mulher, disse que é uma das grandes ações desenvolvidas pela Comissão Executiva da Assembleia. “Diria que nessa gestão, dessa Mesa Diretora que dirige a Assembleia nesta legislatura, uma das grandes propostas que fizemos foi institucionalizar a Procuradoria da Mulher”, frisou.

Foto realizada no lançamento da Procuradoria da Especial da Mulher da Alep, em 2019.

O deputado Gilson de Souza também ressaltou o trabalho da Procuradoria. “Ao longo desses dois anos foram muitas as ações realizadas pela Procuradoria da Mulher. Fico muito feliz e honrado em apoiar, como membro da Mesa na função de 2º secretário, esse valoroso trabalho do Legislativo Estadual para manutenção e ampliação de políticas públicas para as paranaenses”, disse.

Ações da Procuradoria – Algumas das principais conquistas da Procuradoria estão no campo da segurança: expansão do Botão do Pânico para todo o Paraná; liberação do Boletim de Ocorrência On-line; institucionalização da campanha Sinal Vermelho; e criação de diretrizes para grupos de ressocialização de agressores.

Na saúde, uma das primeiras pautas foi a luta pela manutenção do programa que garante atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência sexual nos hospitais de referência. O campo da emancipação feminina também foi trabalhado e ganhou uma importante política com a aprovação da lei que reserva vagas para mulheres com medidas protetivas em cursos profissionalizantes do Estado.

Foto realizada no lançamento da Procuradoria da Especial da Mulher da Alep, em 2019.

Com informações do Portal da Alep/ Diretoria de Comunicação e Assessoria