Araucária, Almirante Tamandaré, Fazenda Rio Grande e São José dos Pinhais estão entre os municípios contemplados com indicações do deputado estadual Gilson de Souza

Foto: Obra já realizada pelo governo estadual AEN-PR

O governo estadual liberou nesta quinta-feira (09) recursos da ordem de R$ 17 milhões para obras de sinalização viária em 124 municípios do Paraná. A iniciativa faz parte do programa Paraná Mais Cidades e conta com a parceria do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). Uma reunião, realizada através de videoconferência, com a participação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, do secretário-chefe da Casa Civil, Guto Silva, do diretor-geral do Detran-PR, Wagner Mesquista, parlamentares e prefeitos dos municípios beneficiados, marcou o anúncio desta nova parceria em prol da população.

De acordo com o Detran-PR, os recursos serão aplicados na aquisição de placas, pintura de faixas de pedestres e dispositivos de sinalização viária horizontal (marcações, setas e linhas de controle de fluxo). O programa Paraná Mais Cidade, idealizado em parceria com o Poder Legislativo, tem como foco fomentar o desenvolvimento e oferecer assistência e investimentos aos municípios.

“Nesse primeiro momento contemplamos os municípios que estavam com os projetos já encaminhados. Mas é um primeiro lote. Mesmo durante a pandemia mantivemos os convênios com as prefeituras e empenhamos as emendas parlamentares previstas para esse ano para auxiliar na retomada econômica”, afirmou Ratinho Junior.

Parceria – O deputado estadual Gilson de Souza, 2º secretário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), indicou a destinação de recursos para sinalização viária aos municípios de Araucária, Almirante Tamandaré, Fazenda Rio Grande e São José dos Pinhais.

“Vivemos um momento que o enfrentamento ao coronavírus é a pauta principal do Poder Público, e não poderia ser diferente. Mas não podemos deixar também de levar investimentos aos municípios para outras áreas. O meu agradecimento ao nosso governador Ratinho Junior pelo empenho em seguir com o Paraná Mais Cidades, programa de grande importância que ajudamos a criar com a missão de atender demandas prioritárias das cidades, como infraestrutura, segurança pública e saúde”, destacou o parlamentar.

O diretor-geral do Detran, Wagner Mesquita, afirmou que as equipes técnicas e jurídicas do órgão estão trabalhando para acelerar essas liberações para a contratação dos projetos. Nessa linha específica de apoio haverá contrapartida municipal de cerca de 5% em cada intervenção. “Dentro desse orçamento estipulamos valor máximo de R$ 160 mil por município, mas que pode variar conforme o projeto apresentado. São recursos importantes para sinalização vertical e horizontal, que darão mais segurança para a população”, destacou.

Com informações da Agência Estadual de Notícias.