Solicitado pelo deputado Gilson de Souza, encontro entre representantes de federações esportivas com o secretário da saúde Beto Preto aconteceu nesta quinta-feira (27)

Representantes de cinco federações esportivas do Paraná foram recebidos pelo secretário estadual da Saúde, Beto Preto nesta quinta-feira (27). A reunião, realizada na sede da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), foi solicitada pelo deputado estadual Gilson de Souza, 2º secretário da Assembleia Legislativa do Paraná. A pauta principal desse encontro foi a retomada de eventos esportivos no estado.

A agenda oficial na Sesa contou com a participação do presidente da Federação Paranaense de Ciclismo (FPC), Eduardo Pereira; do presidente da Federação Paranaense de Triathlon (FPTRI), João Alberto dos Santos Mazorca Filho; do presidente da Federação Paranaense de Rugby, Juarez Villela Filho; do presidente da Federação de Atletismo do Paraná, Ubiratan Martins Junior (Bira); e do representante da Federação Paranaense de Automobilismo (FPA), José Mário.

Em conversa recente com as federações, Gilson ouviu sobre as dificuldades que a pandemia impôs a prática esportiva, dificultando a vidas dos atletas profissionais e amadores, e o trabalho das instituições responsáveis em organizar as competições. “É uma situação complicada que os atletas e as federações têm sofrido diante das limitações impostas pelo coronavírus. Solicitei essa audiência com o secretário Beto Preto para que as federações pudessem informar o quadro atual. A ideia é retomar as competições com muita responsabilidade, seguindo procedimentos de segurança à saúde validados pela Sesa”, explicou.

A importância da retomada das competições para toda a sociedade foi destacada por todos os representantes das federações. Além do desenvolvimento dos atletas em suas modalidades, a prática esportiva também impulsiona a economia, já que as competições movimentam vários setores, como por exemplo, o turismo.

O secretário Beto Preto ouviu atentamente as demandas e explicou que não há intenção do Estado em burocratizar ou não permitir que as competições sejam retomadas. Entretanto, a Sesa solicitou que as federações apresentem protocolos de proteção à saúde dos atletas de acordo com as particularidades de cada modalidade esportiva.

Os representantes das federações esportivas presentes na reunião saíram satisfeitos com as orientações repassadas pela Sesa. Cada entidade vai elaborar o seu protocolo com medidas protetivas, visando resguardar a vida e a saúde dos atletas. A partir do recebimento desses documentos, o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE) irá promover uma análise e definir um parecer sobre as possibilidades e as medidas necessárias para que as federações possam realizar as competições com segurança para todos.